BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ****** BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ****** BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ******

domingo, dezembro 11, 2005

Jovens Seniores

O Sol tinha acabado de se esconder e já eu, ávida da luz do novo dia e, particularmente da forma de o pintar com as cores mais lindas possíveis, combinava com uma amiga tomarmos café, numa pausa que faríamos na vida de cada uma, para celebrarmos a amizade que nos une.

O local combinado foi a piscina que ela frequenta regularmente e onde pratica Hidroginástica. Assistiria à aula e depois então, tomaríamos o nosso café.

Mas que óptima combinação fizemos!

Ao chegar, deparei-me com a alegria do Sol a bater na vidraça e a encher a piscina de luz.

À volta algumas mesas e cadeiras dispostas de forma a podermos ver o interior da piscina, convidavam a sentar um pouco. E foi o que fiz. De início, foi-me difícil saber onde se encontrava a minha amiga no meio de tantas cabeças com toucas, mais ou menos iguais, que salpicavam a piscina, aqui e ali, de vida, ritmo e cor.

Mas, rapidamente tudo se tornou mais fácil. Além, um rosto sorridente e um braço no ar, mostravam a presença do Raul. Depois dele, claro, um outro sorriso sempre expansivo, um outro aceno, o da sua companheira Fátima e, obviamente, movidos pelo impulso de verem o que se estava a passar, outras cabeças se voltaram na minha direcção, para minha enorme alegria.

Lá estavam a minha amiga Teresa, a Maria José, a Rosa F, a Rosita (amiga de tantos anos), a Irmã Cármen e tantos outros rostos, todos diferentes mas todos iguais no espírito que ali os unia.

Como me senti feliz ao acenar-lhes e ao poder ler a felicidade estampada nos seus olhos.

Ainda no dia anterior os tinha visto sentados na sala de aula, com imensa atenção, a ouvirem-me falar sobre o tema “Personalidade” que faz parte da cadeira Psicologia que frequentam na Academia Sénior local.

É que todos eles, ainda querem conhecer muito mais do que já sabem e do muito que assimilaram no decurso das suas vidas.
E como sabem! E quanto assimilaram!

E aqui estavam agora, com o seu espírito jovial, lutador e cheio de esperança, a viverem o melhor possível a juventude da sua idade.
Fantástico! Como os admiro!

É que estes meus amigos na sua “idade maior”, também são jovens à sua maneira.

São um grupo de jovens de espírito que não se curvam perante a data de nascimento, pelas dores aqui e ali, próprias do passar inevitável do tempo sobre o físico de cada um, e muito menos pelo rótulo que a sociedade lhes quis colocar de “aposentados”.

Aposentados sim, das suas vidas profissionais às quais deram o máximo que podiam dar, mas nunca aposentados da vida.

Na vida estão activos, atentos, alerta para novos saberes, para novas formas de se manterem jovens de espírito e de corpo, lembrando-me uma passagem de um livro que li:

- “A passagem do tempo não tem necessariamente que deteriorar, ela pode fazer expandir e até refinar. Ela pode dar-nos uma relativa sabedoria e um sensato optimismo.”

É o caso presente!

O café? Ah, o café! Esse acabou por ficar para segundo plano perante tamanha prova de dinamismo, vivacidade e alegria. Tomámo-lo com o maior gosto, celebrando a amizade.
No meio de tantos sorrisos, não tive qualquer dúvida de que as nuances da força de viver e da alegria partilhadas, pintaram o meu dia com as mais lindas cores do arco-íris.

Obrigada a todos! A minha admiração e o meu sorriso amigo e carinhoso para vós!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...


Querida Fátima,

Foi com muito prazer e carinho que coloquei mais um sentido texto escrito com a doçura do teu coração.

Conheço a pessoa maravilhosa que és, com o teu espírito de partilha e Fraternidade para quem necessita da tua solidariedade.

Para acompanhar esta tua deliciosa crónica escolhi uma canção de Vida de David Byrne & Selena.

Doces Beijos,

1:23 da tarde  
Blogger joaninha said...

Muito bem! Estou a gostar!
Depois escrevo mais Bjs

8:59 da tarde  
Blogger GNM said...

Sortudo de quem é teu amigo!

Continua a sorrir!

1:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acabei agora de ler o seu texto achei uma maravilha; na verdade tudo aquilo que faz e vive na sua vida é feito e vivido com tanto AMOR . feliz aqueles que têm a Fátima como amigo
eu agradeço muitas vezes a Deus por por no meu camihno esta AMIGA sempre pronta a ajudar , a ouvir . gostei muito e fiquei emocionada , o meu bem haja por tudo
. jinhos M Teresa

6:19 da tarde  
Blogger Maria Carvalho said...

Não há idade! É verdade mesmo. Beijos

12:56 da manhã  
Blogger augustoM said...

Fica combinado, no jantar vamos conversar sobre o problema da idade, suas vantagens e desvantagens.
Um beijo. Augusto

6:11 da tarde  
Blogger pensamentos said...

Passei só para deixar um beijo, e desejar um bom fim de semana

5:40 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Passei para desejar um Feliz Natal
Abraço ;)

10:26 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Numa visitinha rápida, só para desejar um FELIZ NATAL.

Abraço carinhoso ;)

10:27 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Vim cá desejar-te um Feliz Natal e fazer votos para que 2006 seja mensageiro do que mais desejares.

Beijo da Lina/Mar Revolto

7:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home