BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ****** BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ****** BEM VINDOS ÀS ILHAS ENCANTADAS ******

quarta-feira, julho 11, 2007

SOLIDÃO ACOMPANHADA


Chegaram em silêncio, olharam um pouco ao redor e escolheram aquela mesa lá bem no cantinho.
O Sol estava tão apetecível como perigoso.
Em silêncio abriram o chapéu-de-sol que os abrigaria e que tornou ainda mais colorida a esplanada.
Em silêncio se sentaram. Ela, em silêncio ficou a observar as pessoas que partilhavam aquele espaço de convívio tão agradável, ali mesmo, perto do mar.
Eu era uma delas. Sou frequentemente atraída para lá.
Por detrás dos óculos escuros, não se percebia para onde ela dirigia o seu olhar, nem tão pouco que expressão transmitia. Mas, reparando melhor, não era assim tão difícil de adivinhar.
Ele, em silêncio abriu o jornal que trazia debaixo do braço e alheio a tudo, iniciou a leitura.
O silêncio foi quebrado pela pergunta do que desejavam tomar, feita pela simpática empregada que, qual formiguinha, ali laborava.
Ele respondeu: “ o mesmo de todos os dias”.
Enquanto a “formiguinha” se afastava, ela sorriu um pouco, mas voltou a refugiar-se, a si e à sua expressão, por detrás dos grandes e modernos óculos que apenas davam brilho àquele rosto devido à enorme e afamada marca que reflectiam.
Os cafés e os bolos chegaram.
Em silêncio os receberam, em silêncio os tomaram e comeram e em silêncio permaneceram até ao fim.
Como pesava a ambos, talvez mais a ela, aquela ausência de palavras!
Como me começou a pesar a mim própria, mera observadora daquele triste quadro de fim-de-semana! Impressionante, impressionante mesmo! E quão triste!
Dois seres humanos unidos certamente no dia a dia, mas tão separados na realidade!
O que comungariam ambos? A vontade de estarem ali juntos? Certamente a vontade de cumprirem um ritual; “o de todos os dias”. A dois, mas cada um por si com os seus silêncios, com os seus interesses, tão sós.
Solidão acompanhada, um peso certamente muito forte.
Em silêncio se levantaram, em silêncio se dirigiram à caixa da esplanada, em silêncio partiram.
Ele com o seu jornal debaixo do braço, ela com os seus óculos de marca a esconderem uma expressão que adivinho triste e acomodada.
Foi mais forte do que eu! Aqui mesmo na esplanada, abri o livro que hoje me acompanha, com quem falo e que fala comigo, retirei dentro dele esta folha de papel e não pude deixar de, bem debaixo do choque provocado, registar um momento tão tocante e quase vulgar na sociedade que nos rodeia.
Solidão acompanhada! Dá que pensar!

terça-feira, julho 03, 2007

ACREDITAR


ACREDITAR

Acreditar, no que quer que seja, mas sobretudo em nós mesmos, é a base sustentável para vivermos o nosso dia a dia plenamente.

A importância que o nosso ego e super ego têm para este acreditar, é realmente vital.
Não somos o que acreditamos ser (ego), nem quem acreditamos que devíamos ser (super ego).

Tanto o nosso ego que não é mais do que a história que contamos a nós próprios sobre quem somos com base nos nossos “êxitos” e “fracassos”, como o superego que é quem queremos ser, nos impedem constantemente de vivermos em liberdade sem julgamentos nem colocação de etiquetas.

Na generalidade, sobretudo em alturas de crise, o ser humano só quer perder o sofrimento e ficar pegado ao prazer, pois identifica-se melhor com este. Mas prazer e sofrimento são faces da mesma moeda, a vida, e ambas nos abrem as portas do auto conhecimento.

Se fizermos a aceitação completa do que se nos apresenta, tanto positivo como negativo, encontraremos a paz que tanto procurávamos e que não conseguíamos encontrar, precisamente porque estávamos demasiado ocupados na tarefa árdua de lutar com as nossas intenções a fim de evitarmos o incómodo do inevitável.

Com a paz, todas as coisas flutuam, às vezes chegam, outras vezes se vão; às vezes perdemos e outras vezes ganhamos. O que perdemos foi para um outro lugar da mesma família global ou universal que constitui a vida.

Quanto maior for o nosso sentido de conexão com tudo o que nos rodeia, a intensidade dos nossos medos pode reduzir-se até desaparecer.

É neste estado de conexão que encontramos a paz e a liberdade, sustentáculos imprescindíveis para acreditar e sonhar, até mesmo que voar é possível!